A fotografia documental é um estilo fotográfico que mostra a vida familiar em seu espaço cotidiano de convivência, em geral a própria residência. Ela pretende dar destaque à naturalidade da convivência em seus momentos e gestos cotidianos, mas que, retratados do ponto de vista do fotográfico, em diferentes ângulos e momentos, trazem boas surpresas e lembranças às famílias.
Para mim, a fotografia documental é um relato vivo das próprias vivencias da família no seu ambiente particular. Isso é um relato verdadeiro, sem imagens artificiais ou poses. A interação familiar dá forma a gestos, brincadeiras, sorrisos e outros momentos espontâneos que ficam gravados na memória familiar.
Feche os olhos por um momento e pense se você gostaria ter um registro fotográfico como o que mostramos realizado há 5, 10, 15 ou 30 anos atrás, da interação com seus filhos, irmãos, pais, avós. Não seria incrível poder ter esse registro fotográfico?
Utilizamos técnicas fotográficas para captar a luz ambiente. Neste tipo de fotografia, não utilizamos flashes, somente a luz natural ou artificial da própria residência. É preciso lentes profissionais para oferecer qualidade. Dominada a técnica e a composição, é preciso a experiência do fotógrafo para que a família fique à vontade e seja possível captar os momentos mais singelos com qualidade fotográfica.